Agendamento Carteira de Trabalho 2018: SAA MTE



Além de fazer o agendamento da carteira de trabalho pelo SAA MTE você ainda pode reagendar ou cancelar o atendimento

Escrito por -

Muitos trabalhadores, novos ou experientes, já passaram por dúvidas relacionadas a agendamento de carteira de trabalho.

Para se conquistar uma vaga no mercado de trabalho brasileiro, é de grande importância ter em mãos uma Carteira de Trabalho. A partir dela o trabalhador tem assegurado diversos direitos como seguro desemprego, férias ou licenças, além de ter direito a Previdência Social.

Assim, aqueles que estão em busca de emprego tem a necessidade de portar e manter o documento sempre atualizado em faixa salarial e cargos ocupados.



Fique tranquilo! Neste artigo, você conseguirá encontrar as melhores opções de solicitação de agendamento para a sua Carteira de Trabalho.

Agendamento Carteira de Trabalho 2018 – SAA 

A Carteira de Trabalho é um documento que representa a conquista por parte da luta dos brasileiros. Afim de manter uma boa comunicação com os trabalhadores, o agendamento da carteira de trabalho em 2018 poderá contar com a plataforma online do SAA MTE.

Felizmente essa interação permite ao trabalhador agendar mais facilmente o seu pedido e se informar quanto aos documentos necessários na solicitação de seus processos junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.

agendamento carteira de trabalho
O agendamento carteira de trabalho pela internet é rápido e fácil (Foto: CBN Cascavel)

Leia mais: Sine Curitiba 2018: Vagas de Emprego, Telefones

Agendamento Carteira de Trabalho 1ª e 2ª via

O agendamento Carteira de Trabalho tanto de primeira quanto de segunda via podem ser solicitados nas seguintes formas:

  • Acesso ao Site SAA MTE
  • Telefone de agendamento
  • Posto de atendimento do MTE

Site SAA MTE

O Sistema de Atendimento Agendado do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo do Brasil permite o agendamento pelo site de maneira bem simples. Lá poderá selecionar o tipo de serviço que deseja realizar, preencher as informações solicitadas e seguir para o agendamento online sendo necessário monitorar o horário de funcionamento, ou de abertura de novas vagas.

Depois de realizada a escolha de datas e horários é importante anotar o número de confirmação do seu agendamento.

Compareça no horário e data marcados e dê o prosseguimento a sua solicitação, lembrando-se sempre de ter atenção no preenchimento de dados para não enviar informações erradas, atrasando e dificultando o processo. Caso você não possa comparecer no horário marcado no seu agendamento, o SAA MTE GOV BR também possibilita o reagendamento ou o cancelamento.

Quando estiver em um dos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, lembre-se de levar todos os seus documentos. Segue a lista:

  • Documentação oficial de identificação civil (RG)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante de Residência (com CEP e com validade de menos de 3 meses)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação obrigatória do estado civil
SAA MTE
(Foto: CM Tecnologia)

Saiba também: Agência do Trabalhador Ponta Grossa PR: Vagas 2018

Como agendar CTPS: RJ, BH, DF

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um importante instrumento de legalidade do trabalhador brasileiro. Para o agendamento e solicitação destas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Distrito Federal, siga esses passos:

  • Acesse o postal estadual do trabalho, ou o portal do SAA MTE;
  • Preencha os dados solicitados para realizar o agendamento do serviço;
  • Escolha a data mais conveniente para ser atendido.

O agendamento de sua CTPS também pode ser realizado através do número 158. A central de atendimento do Ministério do trabalho estará disponível de segunda a sábado, das 7h às 19h, e a ligação é gratuita para esses locais.

Essas regiões contam ainda com os serviços de poupa tempo. Caso essa seja a melhor opção para a solicitação de sua Carteira de Trabalho basta se dirigir a um poupa tempo com os documentos necessários. É importante ressaltar que em caso de perda, extravio, furto ou roubo do documento você realize o boletim de ocorrência e o apresente junto com os demais documentos.