Como conseguir um emprego na crise

Quem está em busca de um emprego nessa crise financeira pode recorrer a algumas dicas se manter atualizado e aumentar as chances de voltar ao mercado de trabalho

Escrito por -

Quer dicas de especialistas de como conseguir um emprego para se recolar no mercado de trabalho? 

A crise no Brasil está mais profunda e mais intensa a cada dia que passa, já que são mais de 14 milhões de brasileiros a espera de uma oportunidade de emprego e uma recessão que ainda não deve terminar em 2017.

Por conta disso, uma pergunta que muitas pessoas pensam é “o que fazer para conseguir um emprego em plena crise”? Essa é uma resposta complexa, a qual não depende de apenas um fator, já que são várias as ações que podemos tomar para vencer a crise e conseguir um emprego, desejo intenso de milhões de brasileiros e uma tarefa complicada pois o mercado oferece poucas vagas e a concorrência costuma ser bem maior, devido ao grande número de profissionais desempregados.

Caso esse seja o seu caso, confira abaixo algumas dicas de ações práticas de serem aplicadas, as quais podem te levar a conseguir um emprego mesmo em plena crise econômica e política que o Brasil vive. Confira.

Mantenha o currículo atualizado

Por mais óbvio que essa dica seja, muita gente não faz nem o básico, que é atualizar o currículo a cada seis meses. Um curso que você fez enquanto estava desempregado, uma nova habilidade que desenvolveu, um novo projeto criado, qualquer pequeno detalhe acrescentado em seu currículo pode fazer a diferença para se obter uma vaga.


Como conseguir um emprego
Seja um candidato persistente (Foto: Qualifica Brasil)

Assim, mantenha sempre as informações mais atuais nesse seu documento, principalmente nos sites de emprego online, os quais tem mais campos para preenchimento do que o currículo tradicional, o qual tem apenas duas páginas para você incluir tudo o que possa chamar a atenção do recrutador.

Leia mais: Trabalhe Conosco Saint-Gobain: Cadastro de currículo

Cursos complementares para colocar no currículo

Claro que quem passa por situação de dificuldade e se encontra desempregado há meses ou até mesmo anos, não terá dinheiro para investir em cursos presenciais.

Mas com o avanço da internet, existe cada vez mais cursos online, dos mais diversos assuntos, os quais são excelentes e oferecem múltiplas oportunidades para quem deseja se aprofundar em determinado tema.

Por isso, aproveite o seu tempo livre para ler, se manter atualizado, enviar currículos e também realizar esses cursos de forma gratuita. Quanto mais você estiver antenado com as novidades da sua área, maior a chance de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.

Como se manter atualizado para o mercado de trabalho

Além da entrevista, muitas empresas fazem provas específicas e gerais, como língua portuguesa, matemática e inglês. Assim, revisar conteúdos de matemática, inglês e língua portuguesa é muito importante para não correr o risco de ser reprovado nessa etapa e ver todo o seu esforço ser desperdiçado.

Não consigo arrumar emprego – O que fazer?

Outro aspecto básico para você conseguir um emprego em tempos de crise é sempre manter a sua lista de contatos atualizada e também perguntar para seus amigos sobre cargos os quais você tenha interesse.

como encontrar emprego na crise
(Foto: Finanças Femininas)

Já que mesmo com todas as possibilidades que a internet oferece na hora de buscar emprego, o networking é uma excelente ferramenta para você encontrar um cargo perfeito e na empresa que tanto deseja trabalhar.

Esse tipo de ajuda é muito comum no meio corporativo e não existe nada de errado de pedir uma indicação, já que ninguém irá te dar o emprego, é apenas uma forma mais fácil de ter o seu currículo analisado em meio a tantos que o profissional de RH tem que lidar todos os dias.

Como conseguir um emprego na crise

As redes sociais são uma excelente ferramenta para ficar sabendo das vagas mais recentes abertas pelas empresas nas quais você tem interesse em trabalhar, por isso, uma dica importante para conseguir uma vaga mesmo em época de crise é seguir as páginas das companhias. Já que, ao fazer isso você poderá acompanhar automaticamente de forma mais precisa a publicação de vagas nessas empresas e não perder nenhuma oportunidade.

Saiba ainda: Trabalhe Conosco Santa Helena Saúde

Tenha foco

Grandes especialistas em recrutamento dizem que um dos erros mais comuns que os candidatos cometem é não ter foco e sair enviando currículos para todas as vagas disponíveis. Isso é um erro, já que você provavelmente não conseguirá acompanhar todas essas vagas e nem dar a atenção necessária para elas.

Por exemplo, caso você seja jornalista, mas tenha trabalhado sua vida inteira com marketing digital, não tente mandar o seu currículo para trabalhar na produção de um programa televiso, já que sua experiência nessa área é zero e a chance de ser contratado é mínima.

Essas são algumas dicas importantes para você arrumar um emprego na crise. E aí, tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Então, deixe o seu comentário abaixo e responderemos para você.