Como ganhar dinheiro trabalhando com artesanato



Veja algumas opções de artesanatos fáceis de fazer e lucrativos para aumentar a sua renda mensal

Escrito por -


Fazer atividades artesanais é o passatempo de muitas pessoas, mas você já parou para pensar que é possível ganhar dinheiro trabalhando com a venda de artesanato?

O mercado artesanal ganhou muito espaço no comércio do Brasil, movimentando milhões de reais por ano e fazendo com que seus investidores e microempreendedores atingissem a independência financeira, isso porque o mercado do artesanato é muito lucrativo.

Além dos bons ganhos, fazer artesanato para vender, permite ao artesão trabalhar dentro de casa, podendo cuidar da família ou de outros à fazeres domésticos, estipular suas próprias metas de produção e lucratividade, desenvolver um jeito personalizado de trabalho e ter flexibilidade nos horários, além é claro de trabalhar com autonomia, sem chefe. Confira alguns nichos que mais tem dado retorno e prepare-se para lucrar.



Independência financeira com artesanato

Uma boa opção para obter a independência financeira com artesanato é investir no mercado de bebê. A família passa meses planejando quarto, decoração e artigos para a criança e em alguns casos, é o grande sonho dos pais ter um bebê e por isso, compram muitos itens personalizados, por exemplo convites para o chá de bebê, faixa de cabelo, bolsa de bebê, kit higiene, lembrancinhas do nascimento e batismo, etc.

artesanato facil e lucrativo
Escolha materiais que você se identifica e gosta de trabalhar (Foto: Elo7)

Veja também: Viação Cometa Trabalhe Conosco

Outro excelente ramo é o mercado de casamento. Os noivos não medem esforços para decorar o evento e fazer convites, lembrancinhas e outros mimos personalizados e por ser um artesanato mais sofisticado, o preço final pode ser um pouco mais alto. 

Dica para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato

Outra boa dica de artesanato para vender são os acessórios e bijuterias, que podem ser vendidos tanto no modelo que o artesão decidir confeccionar quanto nos modelos que o próprio cliente tem a liberdade de encomendar.

O mundo dos bichinhos de estimação também está em alta, sendo tendência no mercado artesanal com artigos como: caminhas, coleiras personalizadas, lacinhos e gravatinhas, casa de passarinho, bolsas e brinquedos Pets.

Velas e sabonetes artesanais também são muito procurados, tanto para uso quanto pessoal quanto para enfeitar a casa. 

ganhar dinheiro trabalhando com artesanato
(Foto: Eu Sem Fronteiras)

Saiba ainda: Como conseguir um emprego na crise

Artesanato dá dinheiro?

O artesanato dá muito dinheiro, desde que o microempreendedor saiba administrar o trabalho. Existem algumas técnicas que podem ajudar, por exemplo, economizar na hora de comprar matérias prima. O ideal é comprar tudo com preço de atacado ou pela Internet, como no site AliExpress, porém, se optar por compra Online, não esqueça de verificar o valor do frete.

Entre as várias formas de ganhar dinheiro com artesanato, também é possível lucrar decorando canecas, fazendo brinquedos com materiais recicláveis e até mesmo o tradicional: crochê e tricô. Use a imaginação e crie trabalhos manuais exclusivos, que destaquem-se no meio da concorrência e logo você estará mais perto do sucesso do que imagina!