Como trabalhar na Petrobras como Jovem Aprendiz



O Programa Petrobrás Jovem Aprendiz tem duração de dois anos, as instituições assinam a carteira do jovem aprendiz

Escrito por -


Quer saber como trabalhar na Petrobras como Jovem Aprendiz? Nós te contamos como!

Criado pelo governo federal por meio da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), o Programa Jovem Aprendiz tem como principal objetivo facilitar a entrada de jovens e adolescentes, principalmente aqueles vindos do ensino público, no mercado de trabalho, o que pode facilitar pela procura do primeiro emprego.

O programa é oferecido pelas mais diversas empresas por todo o Brasil e para participar você deve ter entre 14 e 24 anos, ter concluído o ensino fundamental e estar matriculado regularmente em alguma escola de ensino médio ou técnico. É importante notar que essas regras podem mudar conforme a empresa.



Saiba também que algumas dessas empresas que oferecem o programa dão prioridades para estudantes da rede pública de ensino. Caso queira se informar mais sobre o programa, entre em seu site oficial.

Como trabalhar na Petrobras como Jovem Aprendiz

O objetivo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz é Promover a inclusão social por meio de qualificação profissional.

Empresas de todos os tipos e tamanhos oferecem tal programa. Por exemplo, a gigantesca empresa Petrobrás também oferece o programa. Saiba mais.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz, conhecido como PPJA, fornece uma formação completa para o participante, por meio de três etapas:

  • Um curso de formação básica com duração de quatro meses em instituições conveniadas. No curso, são tratados assuntos como identidade, cidadania e conhecimentos relativos à Petrobrás;
  • Outro curso de qualificação profissional, com duração de nove meses;
  • Experiência de trabalho na Petrobrás por nove meses, com acompanhamento de profissionais.

O programa dura dois anos, com a carteira de trabalho assinada, remuneração de um salário mínimo, 13º incluso, férias, FGTS e vale transporte e alimentação.

Leia mais: Netflix Trabalhe Conosco 2017

Como ser Jovem Aprendiz da Petrobras

O programa é oferecido exclusivamente para aqueles candidatos em condição de vulnerabilidade social, que é determinado via renda familiar e Cadastro Único do Governo Federal.

Para inscrever-se nas vagas das áreas administrativas, é preciso ter entre 15 e 21 anos e 11 meses. Nas vagas de refinarias e laboratórios de pesquisa, é necessário ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses.

Além disso, é preciso que o candidato resida nos entornos das unidades da empresa e frequente o ensino regular.

Como se inscrever no Programa Jovem Aprendiz da Petrobras

As inscrições variam conforme a unidade em que se deseja trabalhar, visto que os programas contam com datas de términos do programa anterior diferentes.

Para checar, selecione seu Estado na página oficial.