X
    Categorias: Concursos

Concursos previstos para 2019

Está pretendendo prestar concurso no ano que vem? Confira os principais concursos previstos para 2019 e algumas dicas de como ir se preparando para realizar a tão aguardada prova.

Com o país em crise, há muitas pessoas que estão procurando por alternativas para complementar a renda dentro de casa. Despesas como pagar o aluguel, fazer compras e contas de água, luz e internet estão ficando cada vez mais difíceis de pagar.

O cenário de instabilidade é muito presente na vida de diversas pessoas no Brasil e cada vez mais pessoas estão deixando de fazer coisas supérfluas para se dedicar aos itens básicos para a manutenção da vida humana.



É por isso que o concurso público se torna uma boa opção e cada vez mais pessoas estão recorrendo em busca dessas oportunidades para melhorar suas vidas.

Concursos confirmados para 2019

Para os que pretendem prestar concursos ano que vem, confira alguns dos confirmados que garantirão vagas de trabalho a diversos brasileiros:

IBGE – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística irá realizar um concurso no ano que vem para pessoas de diferentes níveis de ensino. A previsão é de que o concurso preencha 1800 vagas, sendo 1200 vagas de nível médio e 600 para nível superior.

Força Aérea Brasileira (Aeronáutica) – O concurso militar oferecerá aproximadamente 160 vagas em 2019, algumas destinadas ao sexo masculino e outras ao sexo feminino. O concurso é a nível nacional.

MP-SP – A sigla para o Ministério Público de São Paulo, que está prestes a abrir inscrições para realizar um concurso que irá admitir administradores, contadores e economistas. As inscrições devem ir até 7 de dezembro e os salários podem chegar a 15 mil reais.

SES-DF – Se você deseja trabalhar no Distrito Federal na área de saúde, saiba que no ano de 2019 serão abertas diversas vagas para enfermeiros.

SEFAZ-AL – Muito em breve a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas irá publicar um edital que trará 80 vagas. Quem é de Alagoas deve ficar esperto para se preparar para as inscrições e provas.

TCM SP – O Tribunal de Contas do Município de São Paulo deve liberar o edital para vagas de Auxiliar Técnico de Fiscalização. Os salários iniciais são ótimos: ultrapassam o valor de dez mil reais.

PME-RJ – O concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro acontecerá em 2019, mas seu edital ainda não foi lançado. Serão escolhidos 37 candidatos para realizar o Curso de Formação de Oficiais, o CFO.

Concursos previstos

Alguns concursos estão gerando expectativa no coração dos “concurseiros”.

Confira alguns dos concursos previstos para o ano de 2019 e se programe para realizá-los:

  • CPTM
  • INSS
  • IBAMA
  • ANEEL
  • InMetro
  • Funarte
  • Ibram
  • BRDE
  • BANESTES
  • CNEM
  • MT (Ministério do Turismo)

Razões para prestar concurso público

Está em dúvida sobre prestar ou não um concurso? Confira algumas razões para prestar um concurso público e descobrir se é ou não a opção certa para você:

  • Estabilidade: Desempregado? Uma das coisas que não se consegue trabalhando em empresas privadas é a estabilidade. Não terá problemas com corte de gastos ou em ser demitido por picuinhas bobas.
  • Bons salários: os concursos garantem o pagamento de um salário todos os meses. Esse salário costuma ser bem alto, o que pode não acontecer trabalhando na mesma vaga em uma empresa privada.
  • Jornada de trabalho: muitas vezes as jornadas de trabalho em empresas privadas costumam ser exaustivas, principalmente quando vai chegando o momento de fechar o mês e bater as metas. Isso não costuma acontecer no ambiente de trabalho público, que oferece muito mais regalias nesse sentido.
  • Benefícios: os benefícios do funcionário público costumam ser muito bons, incluindo o vale alimentação, refeição e transporte. Além disso, há muitas vagas que oferecem altas bonificações.
  • Se esforce para conseguir: a entrada em uma vaga de concurso público depende apenas de você. Quanto mais você estudar, mais chances você terá de ingressar. Ou seja, caso esteja querendo passar em um concurso público, você só precisa se esforçar bastante.
  • Sem experiência: muitas vezes as vagas de empresas privadas são destinadas a pessoas com muita experiência no mercado de trabalho. Por vezes, essas experiências devem ultrapassar longos períodos que beiram ao absurdo. No concurso público, a maioria das vagas não exige tempo de experiência em carteira de trabalho.
  • Você pode exercer sua profissão: muitas vagas de concurso exigem certa formação específica, ou seja, você exercerá a sua profissão e fará aquilo que realmente gosta e sabe fazer.

Com todas essas informações, é possível escolher qual o melhor concurso para você. Não saia se inscrevendo para vagas que não tenham a ver com a sua cara: lembre-se que o trabalho é algo que exercemos diariamente e precisa ser algo que gostamos.

Dicas para realizar um concurso público

Sim, são muitas oportunidades para quem quer prestar um concurso e elas trazem muitos benefícios. Mas você está preparado para realizar um concurso público?

As vagas são muito tentadoras, e é por esse motivo que para alcançar essas vagas e se dar bem em um concurso é preciso de muita determinação e, acima de tudo, eliminar a concorrência.

Não adianta apenas se inscrever e fazer a prova: isso só irá fazer com que desperdice o dinheiro da taxa de inscrição e perca seu tempo.

A principal dica para quem vai prestar concurso público é estudar. Quando o edital for lançado, é hora de checar quais serão as questões da prova e estudar esses assuntos para alcançar pontuações altas.

Uma rotina organizada de estudos, com direito a lazer, descanso e pausas para necessidades básicas é essencial para não se esgotar psicologicamente e ir bem em um concurso.

Compre apostilas, faça as provas anteriores e discuta com seus colegas de concurso, caso eles o realizem também. Não realize muitos concursos de uma vez, já que cada um exige conhecimentos específicos.

Antes da prova, alimente-se bem e não deixe a ansiedade tomar conta de você. Nunca estude no último dia, afinal, se não aprendeu até esse momento, é impossível que aprenda nas últimas horas. Utilize o tempo para relaxar e esfriar a cabeça.

Seguindo essas dicas, aliadas com muita dedicação, é muito provável que você se dê bem em um concurso público e conquiste a tão sonhada vaga.

A Redação :