X
    Categorias: Órgãos Públicos

SINE Manaus 2018: cadastro, vagas de emprego

O Sine Manaus é administrado pela Prefeitura de Manaus por meio do convênio Federal firmado com o MTE.

Todos sabem que o Brasil tem passado por uma situação complicada nos últimos tempos, com tantos impostos a serem pagos e muitas pessoas sem dinheiro. Isso acaba levando ao fechamento de empresas e conseqüentemente à demissão de várias pessoas que dependiam unicamente desta renda.

O SINE – Sistema Nacional de Emprego é um programa que foi criado pelo Governo Federal para auxiliar a tantas pessoas que estão a procura de trabalho a fazerem esta conexão com as empresas que estão oferecendo vagas.



Podem ser consultadas vagas para todo o país, e neste artigo iremos falar sobre como buscar por vagas de emprego na região de Manaus. As vagas oferecidas pelo SINE não se limitam apenas aqueles que já têm experiência, mas também para quem está começando no mercado de trabalho, estágios e programas de jovem aprendiz.

SINE Manaus

O Sine Manaus executa os seguintes serviços: Cadastro de trabalhadores; Intermediação de mão de obra; Qualificação profissional; Orientação aos trabalhadores; Telecentro; Seguro-desemprego; Emissão de CTPS.

Os documentos apresentados no Sine Manaus devem ser originais (Foto: G1)

Instituído pelo Decreto nº 76.403 de 08.10.1975, O SINE é uma ferramenta totalmente desenvolvida com o intuito de facilitar a busca por vagas que estejam disponíveis em todo o país, e também as informações e consultas que o trabalhador necessita.

Você pode consultar a relação de vagas de emprego no site da Prefeitura de Manaus. Além disso, pode fazer o pré-cadastro para agilizar o seu atendimento.  

Ao se dirigir ao SINE Manaus para fazer seu cadastramento, leve os seguintes documentos: Carteira de Trabalho – CTPS;

  • Carteira de Identidade;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Cartão do PIS-PASEP (opcional);
  • Comprovante de residência;
  • C P F;
  • Título de Eleitor;
  • Certificados de Cursos que já realizou;
  • Declaração/Carta de Recomendação, são aceitos como comprovantes de experiência.

Veja ainda: Trabalhar pela internet digitando: Formulários 2018

Cadastro de trabalhadores

Além do pré-cadastro que pode ser efetuado pelo site da Prefeitura de Manaus, você tem a opção de acessar o site do Sine para se incluir no cadastro de trabalhadores. Para isso, entre no Portal Emprega Brasil e clique em “Cadastrar”. Seus dados pessoais serão solicitados e será necessário preencher o número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. E se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Essas informações são validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, o trabalhador é direcionado para responder a um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral, onde será preciso acertar ao menos quatro das cinco perguntas.

(Foto: Portal do Holanda)

Depois disso, o trabalhador recebe uma senha provisória que deverá ser alterada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder às perguntas e não consiga acessar o site, será preciso aguardar 24 horas antes de fazer uma nova tentativa ou ligar para a central 135 e solicitar ajuda para completar o cadastro.

Saiba também: Drogaria SP Trabalhe Conosco 2018 – Vagas de emprego

SINE MANAUS – Vagas de emprego

Todas as vagas de emprego no Sine Manaus que estão disponíveis na internet também podem ser consultadas pessoalmente, caso não consiga se candidatar as vagas do site. Basta se dirigir até o posto de atendimento do SINE de Manaus, que atualmente localiza-se nestes três endereços:

  • Avenida Floriano Peixoto, nº 134 – Edifício Garagem – Centro.
  • Rua Max Teixeira, 3551, Cidade Nova.
  • Rua Afonso Pena, 38, Praça 14 de Janeiro, no prédio da Ouvidoria Municipal ao lado do Samu.

É importante levar seus documentos pessoais como RG, CPF, número do PIS/ PASEP/NIS/NIT, carteira de trabalho, currículo atualizado e comprovante de residência. O telefone do SINE MANAUS é o (92) 3215-4720.

Importante: Não confunda SINE – Sistema Nacional de Emprego (instituição do Governo) com SINE- Site Nacional de Empregos (Instituição Privada).

Para maiores esclarecimentos ligue: (92) 3215 – 4720.

A Redação: