UBER: Como Trabalhar, Requisitos para ser Motorista



O aplicativo ajuda com instruções detalhadas e suporte 24 horas, informe-se para saber como funciona esse serviço

Escrito por -


Se você pretende se tornar um motorista da Uber, seja para complementar a renda ou para ser a principal fonte da mesma, te mostraremos todos os passos necessários para isso!

Fundado em 2009, a Uber é uma empresa multinacional dos Estados Unidos que funciona no mercado de serviços eletrônicos para transporte privado. A empresa chegou no Brasil em 2014, primeiramente na cidade do Rio de Janeiro, e vem expandido sua presença nas cidades brasileiras desde então.

requisitos uber
Faça o seu próprio trabalho como motorista (Foto: Me Explica?)

Amado pelos usuários por oferecer uma alternativa mais barata e, muitas vezes, superior aos táxis, os motoristas também gostam do serviço por não terem amarras e não serem obrigados a cumprir uma carga horária e por receber o pagamento instantaneamente. Mesmo com as diversas tentativas de sindicatos e grupos de taxistas para impedir o serviço no Brasil, a empresa parece estar se virando bem e continua firme no país.



Veja também: Melhores cidades para estudar e trabalhar na Austrália

Como trabalhar no Uber?

Primeiramente, é sempre importante lembrar que dirigir para a Uber não gera um vínculo empregatício com a empresa. Ou seja, seu serviço funciona como uma forma de trabalho autônomo, onde a empresa apenas media a relação entre o cliente e o motorista.

Esse fato é positivo por não exigir carga horária mínima nem horário de trabalho, porém priva o funcionário de benefícios como férias remuneradas e décimo terceiro salário.

O valor que o motorista recebe depende da cidade onde está dirigindo. O preço conta com um valor base, que é somado com um valor referente à duração da viagem e também pela distância. Na categoria UberX, mais popular e barata, o motorista recebe 75% do valor da viagem, enquanto no Uber Black, com carros de luxo, o motorista recebe 80%.

vagas uber
(Foto: Carro Bonito)

Requisitos para ser motorista Uber

Se você deseja ser um motorista da Uber, você precisa ter uma Carteira Nacional de Habilitação válida com a observação “Exerce atividade remunerada”, conhecida como EAR.

Caso queira dirigir na categoria UberX, seu carro deve ser e ter:

  • A partir de ano modelo 2008;
  • 4 portas e 5 lugares;
  • Ar Condicionado.

Caso você prefira não usar seu carro pessoal, a Uber tem parcerias com locadoras como Localiza, Unidas e Movida. Se precisar de um carro novo, a Uber tem parceria com fabricantes como Renault, Peugeot e JAC Motors que oferecem descontos na compra.

Leia mais: Como trabalhar na Royal Caribbean

Vagas para motorista do Uber abertas

A Uber não oferece uma lista de vagas abertas, basta se cadastrar no site e, caso você preencha todos os requisitos, já começa a trabalhar.

Confira uma lista de cidades em que o Uber já opera.

Caso sua cidade já conte com o serviço, clique nela e vá em “Seja um motorista” e comece seu cadastro ainda hoje!